DIGESTIBILIDADE DOS NUTRIENTES E DESEMPENHO DE SUÍNOS EM CRESCIMENTO E TERMINAÇÃO ALIMENTADOS COM RAÇÕES À BASE DE MILHO E SORGO SUPLEMENTADAS COM ENZIMAS
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v1n02p%25pPalavras-chave:
enzimas.Resumo
Foram conduzidos dois experimentos com a finalidade de verificar o efeito da suplementação de um complexo enzimático sobre a digestibilidade de nutrientes e o desempenho de suínos submetidos a rações formuladas com milho ou sorgo. Para determinar o balanço de nitrogênio (BN), coeficiente de digestibilidade da proteína bruta (CDPB), a energia digestível (ED) e a energia metabolizável (EM) nas rações experimentais com o sorgo, este substituiu o milho de forma isométrica. Utilizou-se a metodologia de coleta total de fezes e urina e o óxido férrico como marcador fecal. Para verificar o desempenho nas fases de crescimento e terminação, foram utilizados 32 suínos, em um delineamento em blocos casualizados, num esquema fatorial 2x2, sendo duas dietas complexas, uma contendo milho e outra com o sorgo substituindo o milho, sem e com suplementação enzimática. Independentemente da fonte energética utilizada, constatou-se efeito (P< 0,01) da suplementação enzimática sobre a digestibilidade dos nutrientes e valores energéticos das rações, com aumentos de 2,06 e 2,55 % para ED e EM, respectivamente. Houve interação significativa (P< 0,01) entre as rações sendo que as formuladas com sorgo propiciaram melhor BN quando houve suplementação. Quanto ao ensaio de desempenho, constatou-se que a suplementação influenciou (P< 0,05) o ganho de peso médio diário (GPMD) e a conversão alimentar (CA) nas rações formuladas com milho. Entre as rações testadas, aquelas formuladas com sorgo apresentaram (P< 0,05) um maior GPMD. Conclui-se que a suplementação com complexos enzimáticos melhorou a digestibilidade e os valores energéticos, independentemente do alimento utilizado. O desempenho dos animais que receberam rações formuladas com milho, melhorou com a adição de enzimas. A suplementação enzimática utilizada na ração contendo sorgo não é tecnicamente viável para suínos na fase de crescimento e terminação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado