PRODUTIVIDADE ECONÔMICA E COMPONENTES DA PRODUÇÃO DE ESPIGAS VERDES DE MILHO EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v9n3p213-222Palavras-chave:
Zea mays L.Resumo
Foi avaliado, durante dois anos, o efeito de doses de nitrogênio (N) na produtividade de espigas verdes de milho e em componentes da sua produção. Cinco doses de N (0, 60, 120, 180 e 240 kg ha-1) aplicadas em cobertura foram testadas num delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. Foram avaliadas a produção e o número de espigas comerciais com palha por hectare, peso das espigas com e sem palha, comprimento e diâmetro de espigas sem palha e relação espiga com palha/palha. Aumentos na produtividade de espigas comerciais com palha com a aplicação de N foram encontrados, sendo estimadas as máximas produtividades de 13,52 t ha-1 com a dose de 157 kg ha-1 de N (primeiro ano) e de 14,86 t ha-1 com a dose de 177 kg ha-1 de N (segundo ano). Os aumentos na produtividade de espigas não foram devido aos aumentos do número de espigas por área e do comprimento destas, que não foram afetados pela adubação nitrogenada. Diferentemente da relação espiga/palha, o peso e o diâmetro das espigas foram influenciados pela elevação das doses de N. Foi proposta uma tabela de recomendação de adubação nitrogenada nos moldes de preços preestabelecidos de N e de espigas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado