DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MILHO QUANTO À EFICIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DE NITROGÊNIO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v10n2p108-120Palavras-chave:
Zea Mays.Resumo
O nitrogênio (N) é o nutriente que mais interfere na produtividade do milho. O desenvolvimento de cultivares eficientes no uso de N é uma estratégia eficaz para reduzir custos de produção e minimizar a dependência de insumos agrícolas. Os objetivos deste trabalho foram avaliar cultivares de milho quanto à eficiência de absorção e uso de N, em níveis contrastantes desse nutriente. O experimento foi conduzido em área experimental da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras, MG, Brasil, no ano agrícola 2006/07. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com 20 tratamentos e três repetições, dispostos em um esquema fatorial com 10 cultivares e duas doses de N. Foram avaliados a produtividade de grãos, massa seca e teores de N nos grãos e na parte aérea. Também foram estimados os índices de eficiência nutricional das cultivares. As cultivares de milho apresentaram desempenhos distintos quanto à eficiência no uso e absorção de nitrogênio. Os níveis contrastantes de nitrogênio permitiram que ocorressem as diferenças necessárias, entre as características estudadas, para a seleção das cultivares mais eficientes. Os híbridos GNZ 2004 e P 30F53 destacaram-se por apresentarem os melhores desempenhos para os parâmetros de eficiência utilizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado