AVALIAÇÃO DE LINHAGENS DE SORGO VASSOURA NA REGIÃO DE VIÇOSA, MG, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v10n1p82-86Palavras-chave:
Sorghum bicolorResumo
O sorgo tipo vassoura caracteriza-se por possuir panícula laxa de ráquis curta e ramificações longas e resistentes, o que a torna propícia para a fabricação de vassouras. Esse trabalho avaliou as características morfológicas de linhagens de sorgo vassoura selecionadas de acessos provenientes de diferentes regiões do Brasil. O experimento foi conduzido na Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil, no período de março a julho de 2009. Os tratamentos foram constituídos de nove linhagens de sorgo vassoura e uma variedade comercial (Tietê), utilizada como testemunha. Foram determinadas as características altura de planta na floração, diâmetro do pedúnculo da panícula, comprimento de panícula e comprimento da ráquis. As linhagens não apresentaram diferenças quanto ao diâmetro do pedúnculo da panícula. A linhagem SV08-001 destaca-se quanto ao comprimento da ráquis e altura de planta. As linhagens SV07-060 e SV07-032 apresentaram-se mais promissoras para produção de vassouras de qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado