INCORPORAÇÃO MECÂNICA DE COMPOSTO ORGÂNICO E PRODUTIVIDADE DO MILHO EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO ORGÂNICO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v12n2p138-151Palavras-chave:
Zea mays L., crescimentoResumo
Uma das dificuldades do sistema de plantio direto orgânico é em relação à adubação orgânica, feita na superfície do solo, que diminui o aproveitamento de nutrientes pela planta. Dessa forma, a incorporação mecânica do adubo orgânico seria um meio de minimizar esses problemas. Objetivou-se avaliar a eficiência da incorporação mecânica de composto orgânico, por meio de uma adubadora adaptada, sobre o crescimento, acúmulo de nutrientes e produtividade do milho no sistema de plantio direto orgânico. Foi utilizada aveia-preta como planta formadora de palhada. O experimento foi disposto em delineamento de blocos casualizados com quatro repetições, seguindo um esquema fatorial 2 x 3 (presença ausência de palhada) e (composto orgânico aplicado na superfície do solo ou incorporado no solo e ausência de adubação). Utilizou-se a variedade de milho UFVM-100 na população de 40.000 pl ha-1. Determinaram-se a matéria seca e o acúmulo de N, P, K, Ca e Mg nos estádios V4, V6, V8 e R1 e a produtividade de grãos. A incorporação mecânica do composto orgânico no solo proporcionou maior acúmulo de massa seca e macronutrientes, influenciando positivamente o crescimento e a produtividade das plantas de milho no sistema plantio direto orgânico. A incorporação de palhada de aveia-preta no solo proporciona maior acúmulo de nitrogênio, fósforo e potássio em plantas de milho cultivadas no sistema de plantio direto orgânico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado