ADUBAÇÃO NITROGENADA EM COBERTURA ASSOCIADA COM DENSIDADES POPULACIONAIS DE HÍBRIDOS DE MILHO EM ESPAÇAMENTO REDUZIDO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v12n2p92-101Palavras-chave:
Zea mays L., adensamentoResumo
Incrementos em produtividade na cultura do milho são frequentemente obtidos com maior eficiência no uso da fertilização com nitrogênio e maiores densidades populacionais. Neste contexto, objetivou-se, com o trabalho, estudar a influência de níveis de adubação nitrogenada em cobertura, associados a densidades de semeadura em espaçamento reduzido sobre caracteres agronômicos de híbridos de milho. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com três repetições, em esquema fatorial 2x3x2, correspondente a dois híbridos (DKB 240Y e P1630H), três níveis de adubação nitrogenada em cobertura, totalizando 0, 180 e 240 kg N ha-1 e duas densidades populacionais (75.000 e 90.000 plantas ha-1) com espaçamento de 0,45 m entre linhas. As características avaliadas foram: altura de plantas (AP); altura de inserção de espiga (AE); diâmetro do colmo (DC); peso de 1.000 grãos (P1000) e produtividade de grãos (PROD). Adubação nitrogenada e a densidade de plantas influenciaram as características agronômicas avaliadas. O híbrido DKB240Y apresentou maior produtividade com 75.000 plantas ha-1, enquanto P1630H foi mais produtivo com 90.000 plantas ha-1, evidenciando resposta diferenciada ao adensamento populacional. Houve aumento na produtividade de grãos quando utilizada a adubação de cobertura de 240 kg ha-1 de nitrogênio, independente da densidade de plantas e do híbrido de milho utilizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado