COMPORTAMENTO PRODUTIVO E CUSTO DE PRODUÇÃO DE HÍBRIDOS DE SORGO (Sorghum bicolor, L. MOENCH) PARA SILAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v2n03p%25pPalavras-chave:
sorgo forrageiroResumo
O experimento teve por objetivo avaliar o comportamento produtivo da planta e o custo de produção da silagem de diferentes híbridos de sorgo: AGX-213 e AG-2002 (caráter forrageiro); AGX-217 e AG-2005E (caráter duplo propósito). O híbrido AG-2005E foi mais precoce, com 130 dias de intervalo entre a semeadura e a colheita, enquanto o AGX-213 foi o mais tardio (158 dias). O híbrido forrageiro AG-2002 apresentou maior altura de planta e maiores produções de matéria verde e matéria seca que o híbrido forrageiro AGX-213 e os de duplo propósito AGX-217 e AG-2005E. O híbrido AG-2005E apresentou maior porcentagem de panícula (45,6%) e baixa porcentagem de colmo (26,2%) e folhas (28,2%) na composição da planta, enquanto os híbridos forrageiros (AGX-213 e AG-2002) apresentaram maiores proporções do componente colmo (48,1% e 49,6%, respectivamente). A análise dos teores de matéria seca (MS) da planta e de seus constituintes físicos mostrou que o componente panícula apresenta maiores teores de MS na ocasião da colheita, independente dos materiais genéticos avaliados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado