AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SORGO FORRAGEIRO PARA O SEMI-ÁRIDO DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v3n01p%25pPalavras-chave:
Sorghum bicolor, altura daResumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de 51 cultivares de sorgo às condições do semi-árido de Pernambuco. O delineamento experimental adotado foi de blocos casualizados com tratamentos comuns. Os tratamentos regulares foram constituídos de 49 genótipos (36 híbridos sorgo x “sudangrass”, quatro linhagens de sorgo e nove variedades de “sudangrass”), distribuídos em sete grupos de sete genótipos, com mais dois tratamentos comuns em cada grupo, formados com as cultivares PU7664128 e IPA-SF-25 e três repetições por tratamento. As variáveis estudadas foram altura da planta, dias para 50% de floração, produção de matéria seca e eficiência de uso de água. A variável altura de planta não foi eficiente para selecionar genótipos híbridos sorgo x “sudangrass”. O híbrido Hss-14 foi o mais produtivo em matéria seca e o mais eficiente em uso de água pela planta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado