DENSIDADE DE PLANTAS E ADUBAÇÃO NITROGENADA EM COBERTURA NO DESENVOLVIMENTO E DESEMPENHO PRODUTIVO DO MILHO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v18n2p178-191Palavras-chave:
Zea mays, arranjo de plantas, safrinha.Resumo
Alterações no arranjo de plantas na cultura do milho permitem maiores populações e exigem adequações nas doses de nitrogênio fornecidas. Objetivou-se avaliar o efeito de doses de nitrogênio em cobertura no desenvolvimento e desempenho produtivo do milho de segunda safra em diferentes densidades de plantas. O experimento foi conduzido em duas safras com o híbrido AG9010 YG, em blocos casualizados e parcelas subdivididas, com quatro repetições. Nas parcelas, alocaram-se as populações de plantas (40, 60, 80 e 100 mil plantas ha-1) em espaçamento de 0,45 m entre linhas e, nas subparcelas, as doses de nitrogênio (ureia 45%) em cobertura (0, 50, 100, 150 kg ha-1). Foram avaliados o diâmetro de colmo, a altura de inserção de espiga e de plantas, a massa da folha seca, o teor de nitrogênio na folha e nos grãos e a produtividade de grãos. A produtividade de grãos é influenciada pela interação entre população de plantas e doses de N em cobertura. A população de 80.000 plantas ha-1 aliada à aplicação de 120 kg ha-1 de nitrogênio cobertura proporciona maior rendimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado