ANÁLISES TÉCNICA E FUNCIONAL DE UM SISTEMA DE BENEFICIAMENTO DE CEREAIS OPERANDO COM MILHO SAFRINHA

Authors

  • EVANDRO MARCOS KOLLING Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • EMERSON TROGELLO Universidade Federal de Viçosa
  • ALCIR JOSE MODOLO Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • RIVANILDO DALLACORT Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v11n2p202-208

Keywords:

Zea mays, umidade, rendimento do sistema

Abstract

O trabalho teve por objetivos analisar técnica e operacionalmente uma unidade de beneficiamento e armazenagem de produtos agrícolas, com vistas à identificação de pontos de estrangulamento e geradores de perdas quantitativas e econômicas do sistema, e avaliar equipamentos e procedimentos adotados pela unidade. O estudo de caso abrange todas as etapas do processo de pós-colheita, com ênfase nas operações de limpeza, secagem e armazenamento de grãos de milho oriundos da safrinha do Norte do Paraná. O procedimento dos testes foi baseado na determinação das características iniciais, decorrentes e finais dos produtos e das operações de beneficiamento, a fim de determinar a capacidade de operação e eficiência dos equipamentos. Com base nos resultados obtidos, as principais observações foram as baixas capacidades de operação e eficiência dos equipamentos, que, aliadas a práticas operacionais não recomendadas, condicionam o processo a perdas por secagem excessiva e por quebra do produto na ordem de 0,52 e 0,80 %, respectivamente.

Author Biographies

EVANDRO MARCOS KOLLING, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2001), especialista em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006) e doutor em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Atualmente, professor do magistério superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atuante nos ramos de Engenharia Agrícola, Civil e Agronomia.

EMERSON TROGELLO, Universidade Federal de Viçosa

Formado em 2009 no curso de Agronomia pela Universidade Tecnologica Federal do Parana- UTFPR. Mestrado em agronomia no ano de 2012 por mesma universidade. Atualmente bolsista CAPES do programa de pós graduação strictu sensu nivel Doutorado na área de Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa.

ALCIR JOSE MODOLO, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2006). É professor do curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR desde 2006, ministrando as disciplinas de Mecanização Agrícola e Topografia. Desde 2008, atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Agronomia - PPGAG, onde ministra a disciplina Relação Máquina-solo-planta. No período de 2009 a 2011 foi coordenador substituto do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - PPGAG. Atualmente, é assessor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu do campus Pato Branco da UTFPR. É membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola desde 2006. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Otimização e Seleção do Uso de Máquinas, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: desenpenho de semeadoras-adubadoras e relação máquina-solo-planta

RIVANILDO DALLACORT, Universidade do Estado de Mato Grosso

Atualmente atua como Coordenador do Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola - PPGAT; Coordenador do Centro de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aplicado a Produção de Biodiesel - CETEGEO, UNEMAT, Campus Universitário de Tangará da Serra Professor Adjunto no Departamento de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra. Atuante na área de Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Agrometeorologia, Solos, Irrigação, Recursos hídricos, Meio Ambiente, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Published

2012-08-23

How to Cite

KOLLING, E. M., TROGELLO, E., MODOLO, A. J., & DALLACORT, R. (2012). ANÁLISES TÉCNICA E FUNCIONAL DE UM SISTEMA DE BENEFICIAMENTO DE CEREAIS OPERANDO COM MILHO SAFRINHA. REVISTA BRASILEIRA DE MILHO E SORGO, 11(2), 202–208. https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v11n2p202-208

Issue

Section

Scientific Communication

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)