ANÁLISES TÉCNICA E FUNCIONAL DE UM SISTEMA DE BENEFICIAMENTO DE CEREAIS OPERANDO COM MILHO SAFRINHA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v11n2p202-208Palavras-chave:
Zea mays, umidade, rendimento do sistemaResumo
O trabalho teve por objetivos analisar técnica e operacionalmente uma unidade de beneficiamento e armazenagem de produtos agrícolas, com vistas à identificação de pontos de estrangulamento e geradores de perdas quantitativas e econômicas do sistema, e avaliar equipamentos e procedimentos adotados pela unidade. O estudo de caso abrange todas as etapas do processo de pós-colheita, com ênfase nas operações de limpeza, secagem e armazenamento de grãos de milho oriundos da safrinha do Norte do Paraná. O procedimento dos testes foi baseado na determinação das características iniciais, decorrentes e finais dos produtos e das operações de beneficiamento, a fim de determinar a capacidade de operação e eficiência dos equipamentos. Com base nos resultados obtidos, as principais observações foram as baixas capacidades de operação e eficiência dos equipamentos, que, aliadas a práticas operacionais não recomendadas, condicionam o processo a perdas por secagem excessiva e por quebra do produto na ordem de 0,52 e 0,80 %, respectivamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado