AVALIAÇÃO DE FAMÍLIAS DE MEIOS-IRMÃOS DE MILHO EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS ENTRE LINHAS
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v4n03p%25pPalavras-chave:
Zea maysResumo
Estudou-se o potencial genético da população de milho CMS39, em arranjos distintos de semeadura, em que foram avaliadas 196 famílias de meios-irmãos em diferentes espaçamentos entre linhas. Os experimentos foram conduzidos na área experimental do Departamento de Biologia da UFLA, em Lavras, MG, no ano agrícola de 2001/2002. Foram conduzidos dois experimentos distintos e contíguos, sendo que o delineamento utilizado em ambos os casos foi o látice simples 14 x 14. No primeiro experimento, a parcela foi composta por uma fileira de quatro metros de comprimento, com espaçamento de 50 centímetros entre linhas e 40 cm entre plantas. No segundo experimento, modificou-se o espaçamento entre linhas, de 50 para 90 cm, e entre plantas, de 40 para 22,2 cm, mantendo-se a mesma densidade, 50.000 plantas/ha. As características avaliadas foram peso de espigas despalhadas, altura de plantas, altura de espigas e prolificidade. A interação espaçamento-genótipo foi significativa, indicando que é mais eficiente conduzir programas de melhoramento de milho em diferentes espaçamentos entre linhas para essa população. O espaçamento de 50 cm entre linhas proporcionou melhor rendimento de peso de espigas e maior prolificidade. Os ganhos com a seleção para o peso das espigas foram similares nos dois espaçamentos avaliados. Sendo assim, é mais interessante a condução de um programa de melhoramento utilizando-se o espaçamento de 50 cm entre linhas, por proporcionar a obtenção de maiores médias para as características avaliadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado