PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DAS FORRAGENS DE MILHO E DE Brachiaria brizantha EM SISTEMA DE CULTIVO CONSORCIADO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v5n03p%25pPalavras-chave:
Zea mays, plantio diretoResumo
Este trabalho teve por objetivo avaliar a influência da modalidade de consorciação da Brachiaria brizantha com a cultura do milho, em dois espaçamentos de semeadura, no sistema plantio direto, sobre a produtividade e a qualidade bromatológica da forragem. O experimento foi instalado em condições de campo, no ano agrícola de 2002/03, na Fazenda Experimental Lageado, da Faculdade de Ciências Agronômicas/Unesp, em Botucatu-SP. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial simples 2x4, com quatro repetições. Os tratamentos foram dois espaçamentos entre linhas de milho (E1-0,45m e E2-0,90m) e quatro modalidades de cultivo (MCS-cultivo do milho solteiro, MBL-cultivo do milho com B. brizantha na linha de semeadura, MBE-cultivo do milho com B. brizantha na entrelinha e MBLE-cultivo do milho com B. brizantha simultaneamente na linha e na entrelinha). O cultivo consorciado do milho com Brachiaria brizantha pode ser realizado sem comprometimento da produtividade de forragem de ambas as espécies, independente da modalidade de consorciação empregada. O espaçamento de 45 cm proporciona maior produtividade da forragem de milho, porém, com qualidade superior apenas no consórcio MBLE.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado