EFEITO DE FONTES E DOSES DE NITROGÊNIO EM COBERTURA, NO MILHO SAFRINHA, EM PLANTIO DIRETO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v5n03p%25pPalavras-chave:
Zea maysResumo
Estudos sugerem que, mesmo quando semeado em sucessão à soja, o milho safrinha pode ter sua produtividade aumentada com a adubação nitrogenada em cobertura. No entanto, ainda existem dúvidas sobre qual a melhor fonte e dose de nitrogênio para a cultura nessa modalidade de cultivo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de fontes e doses de adubação nitrogenada em cobertura, no milho safrinha, em sucessão à soja. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados, num esquema fatorial 2 x 4, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por: duas fontes (uréia e sulfonitrato de amônio com inibidor de nitrificação – Entec 26®) e quatro doses (0, 30, 60 e 120kg/ha) de N em cobertura, aplicados quando as plantas apresentavam quatro folhas expandidas. A aplicação de nitrogênio em cobertura aumentou a altura da planta e de inserção da primeira espiga, número de grãos por espiga e produtividade de grãos do milho safrinha, cultivado no sistema de plantio direto em sucessão à soja. A aplicação de altas doses de nitrogênio (120kg/ha), na forma de sulfonitrato de amônio, proporcionou maior altura da planta e de inserção da primeira espiga do milho, em comparação à utilização da uréia. A produtividade do milho safrinha em sistema de plantio direto não foi afetada pela fonte de nitrogênio utilizada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado