VIABILIDADE DE PÓLEN DE MILHO EM DIFERENTES PERÍODOS DE ARMAZENAMENTO EM BAIXA TEMPERATURA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v8n02p%25pPalavras-chave:
Zea mays.Resumo
O armazenamento de grãos de pólen se justifica em programas de melhoramento de milho, devido à não coincidência do florescimento das linhagens e/ou cultivares a serem cruzadas. Por essa razão, têm sido procuradas técnicas que possam armazenar os grãos de pólen sem que esses percam a eficiência. O objetivo do trabalho foi verificar a viabilidade do pólen armazenado, por meio de testes in vivo e in vitro. Grãos de pólen de quatro cultivares de milho foram armazenados em freezer por 2, 4, 8, 14 e 15 dias. A viabilidade dos mesmos foi verificada pela determinação da produção de sementes por espigas e por meio de testes de coloração e germinação dos grãos de pólen em meio de cultura. A porcentagem de germinação dos grãos de pólen in vitro e a produção de sementes, independente do tempo de armazenamento, foi, em média, 13%. No teste de coloração, todas as cultivares analisadas apresentaram viabilidade acima de 95%, independente da taxa de germinação in vitro e produção de sementes por espigas. O armazenamento de pólen de milho é um procedimento viável, porém há necessidade de adequação das técnicas de armazenamento e dos testes para a determinação da viabilidade dos mesmos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado