PRODUTIVIDADE DE MILHO, PRECIPITAÇÃO E OCORRÊNCIA DE ENOS NA REGIÃO DO MÉDIO PARANAPANEMA, SP, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v10n2p146-157Palavras-chave:
Milho, ProdutividadeResumo
O objetivo do estudo foi verificar as relações entre a ocorrência dos fenômenos ENOS (El Niño/La Niña) na precipitação e na variabilidade da produtividade na região do Médio Paranapanema, SP, Brasil. Os dados de produtividade foram obtidos junto ao Instituto de Economia Agrícola do estado de São Paulo (IEA) e os dados meteorológicos junto ao Departamento de Ecofisiologia e Biofísica do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Foram utilizados dados de 30 anos (1976 a 2007) de produtividade de milho de safra de verão, precipitação decendial e ocorrência de fenômenos ENOS. A tendência tecnológica da série da região foi eliminada de acordo com o modelo de Cunha et al. (2001). Como resultado, verificou-se que existe forte correlação entre a produtividade e a precipitação. No entanto, não se encontrou relação entre a precipitação e a ocorrência de ENOS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado