ISOTERMAS E CALOR LATENTE DE DESSORÇÃO DOS GRÃOS DE MILHO DA CULTIVAR AG 7088
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v11n3p312-322Palavras-chave:
Zea mays (L).Resumo
Objetivou-se, com o presente trabalho, obter as isotermas de dessorção dos grãos de milho da cultivar AG 7088, ajustar diferentes modelos matemáticos para representar a higroscopicidade e calcular o calor latente de vaporização para este produto. Para a obtenção dos diferentes teores de água, os grãos foram submetidos a secagem em estufa, com ventilação de ar forçada com temperatura de 40°C. As isotermas de dessorção dos grãos de milho foram determinadas para as temperaturas de 10, 20, 30 e 40°C, utilizando-se o método estático indireto, sendo a atividade de água (Aw) para cada teor de água determinada por meio do equipamento Hygropalm Model Aw1. Aos dados experimentais, foram ajustados os modelos matemáticos frequentemente utilizados para representação da higroscopicidade de produtos agrícolas. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o teor de água de equilíbrio dos grãos de milho diminuiu com o aumento da temperatura para uma mesma atividade de água. Com base em parâmetros estatísticos, o modelo proposto por Oswin apresentou o melhor ajuste aos dados experimentais de higroscopicidade dos grãos de milho. O calor latente aumenta com o decréscimo do teor de água e diminui com o incremento da temperatura, para o mesmo teor de água.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado