FONTES E ÉPOCAS DE APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO NO MILHO SAFRINHA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v13n1p24-34Palavras-chave:
Zea mays L., ureiaResumo
Objetivou-se, com o trabalho, avaliar no sistema de cultivo de safrinha o efeito de diferentes fontes e épocas de adubação nitrogenada no teor foliar de N, na produtividade e em componentes de produção da cultura do milho. O experimento foi conduzido em condições de campo, em Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico, no período de fevereiro a agosto de 2012. Os fatores em estudo consistiram de quatro épocas de aplicação do N (nos estádios fenológicos V2, V4, V6 e V8), associadas a duas fontes de nitrogênio em cobertura (nitrato de amônio e ureia), mais um tratamento adicional sem aplicação de N em cobertura. Determinaram-se a quantidade de fileiras de grãos por espiga, grãos por fileira, prolificidade, massa de mil grãos, produtividade e teor de N foliar. As fontes de N não afetaram os componentes de produção, exceto a massa de mil grãos e a produtividade, que foi maior com a aplicação do nitrato de amônio. Em relação à época de aplicação, os melhores resultados para produtividade foram obtidos quando foi realizada adubação em V2, V4 e V8, independentemente da fonte de N. O maior teor foliar de N foi observado com a aplicação de nitrato de amônio em V6. A utilização do nitrato de amônio, em detrimento à ureia, possibilitou um incremento médio de 6,9% na produtividade de milho safrinha em sistema de cultivo safrinha.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado