COMPORTAMENTO DE CULTIVARES DE MILHO SEMEADAS EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS ENTRE LINHAS E DENSIDADES POPULACIONAIS, NA SAFRINHA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v2n02p%25pPalavras-chave:
Zea mays, arranjo de plantasResumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o desempenho agronômico de cultivares de milho, que possuem características contrastantes entre si, representadas por um híbrido simples modificado (AG-9010) e uma variedade com alto valor protéico (BR 473), em três espaçamentos entre linhas (40, 60 e 80cm) e três densidades de semeadura (40, 60 e 80 mil plantas por hectare), em delineamento experimental de blocos ao acaso, com os tratamentos em um esquema fatorial 2x3x3 e três repetições. Os experimentos foram instalados na “safrinha” dos anos 2000 e 2001, em Jaboticabal, SP. Para os componentes agronômicos, tanto o espaçamento entre linhas quanto a densidade populacional provocaram alterações no comportamento das plantas. O espaçamento entre linhas de 40 cm apresentou maior média de produtividade para as duas cultivares. Para as densidades de semeadura, a maior população (80 mil plantas por hectare) proporcionou maior produtividade ao híbrido AG-9010, enquanto que a maior produtividade esteve em torno de 70 mil plantas por hectare, para a variedade BR 473.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado