AVALIAÇÃO DE HÍBRIDOS INTERPOPULACIONAIS DE MILHO QUANTO A CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS E AGRONÔMICAS PARA SILAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v2n03p%25pPalavras-chave:
silagem, melhoramentoResumo
Para produção de silagem da planta inteira, é importante identificar e quantificar as características nutricionais da planta. O presente trabalho foi realizado durante os anos de 1998 a 2001, em Jaboticabal, SP, com os objetivos de efetuar o segundo ciclo de seleção recorrente em duas populações de milho (Zea mays L.) (ESALQ-VF7 e ESALQ-VD8), utilizadas para obtenção de híbridos para silagem e para avaliar os híbridos selecionados quanto aos caracteres agronômicos e bromatológicos. Na primeira fase, foram recombinadas as progênies selecionadas do primeiro ciclo de seleção recorrente e, em seguida, obtidas as progênies S1 de cada população. Na segunda fase, foram obtidos os híbridos forrageiros, através de cruzamentos recíprocos, entre as populações. Para comparar os híbridos, foram instalados experimentos em dois locais, no ano agrícola de 2000/2001. Para os híbridos forrageiros, foram observadas diferenças significativas em todas as variáveis estudadas, como: altura de planta (AP), altura da espiga (AE), fibra em detergente ácido (FDA), fibra em detergente neutro (FDN) e proteína bruta (PB). As interações de tratamentos, híbridos e testemunhas com os ambientes não apresentaram significância em nenhuma das características em estudo. Para grupos dentro de ambientes, apenas FDA apresentou variações significativas. As características FDA e FDN apresentaram correlações negativas com PB. Existe variabilidade genética nas variáveis estudadas, sendo possível obter plantas com alta produtividade de MV e MS, baixa quantidade de FDA e FDN e com alta quantidade de PB.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado