PLANTABILIDADE E PRODUTIVIDADE DE MILHO SOB PALHADA DE AVEIA PRETA DESSECADA EM DIFERENTES ÉPOCAS
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v18n3p340-349Palavras-chave:
qualidade de semeadura, sistema de plantio direto, manejo de cobertura, mecanismos sulcadores.Resumo
As épocas utilizadas nos manejos de plantas de cobertura podem prejudicar o desempenho das semeadoras e a produtividade de culturas subsequentes, uma vez que propiciam diferentes condições quali e quantitativas de palhada. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi verificar a influência das épocas de dessecação da aveia preta e mecanismos sulcadores na plantabilidade, desenvolvimento e produtividade da cultura do milho. O experimento foi conduzido no delineamento de blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 x 2, com 4 repetições. Os tratamentos foram constituídos de quatro épocas de dessecação da aveia, sendo elas 0, 15, 30 e 45 dias antes da semeadura do milho e dois mecanismos sulcadores (haste e disco duplo). A antecipação da dessecação da aveia preta melhora as condições de plantabilidade, mas não proporciona aumento na produtividade de grãos. Apesar de o sulcador tipo haste apresentar maior estande de plantas, ele mobiliza muito solo e não apresenta ganho na produtividade em relação ao disco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado