CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS E FISIOLÓGICAS DO MILHO QUE INFLUENCIAM A PERDA DE ÁGUA DO GRÃO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v1n02p%25pPalavras-chave:
Zea maysResumo
Cultivares de milho cujos grãos apresentam rápida perda de água são desejáveis, pois evitam prejuízos decorrentes de atraso na colheita, como a ocorrência de pragas e doenças, entre outras vantagens. Avaliou-se a influência de algumas características da planta na perda de água nos grãos de milho após a maturidade fisiológica, em dez híbridos de milho (AG122, AG9012, AG8012, AG5012, AG1051, C901, Z8501, Z8452, Z8392 e XL370). O delineamento experimental empregado foi o de blocos casualizados, com cinco repetições. O experimento foi conduzido em um nitossolo vermelho, em Botucatu, SP. As características avaliadas foram: número de dias da semeadura ao florescimento, da semeadura à maturidade fisiológica, do florescimento à maturidade fisiológica e da semeadura até os grãos alcançarem aproximadamente 15% de teor de água; teor de água no grão no intervalo de aproximadamente 33% até 15%, com coletas bissemanais; diâmetro da espiga com e sem palha, número de linhas de grãos no sabugo, diâmetro, quantidade de extrativos totais, lignina, holocelulose e cinzas da palha e sabugo; número, área, massa, profundidade dos grãos na espiga e gramatura da palha. A quantidade de extrativos totais presentes na palha, gramatura da palha, número de linhas de grãos por espiga, profundidade dos grãos na espiga, dias após a semeadura até maturidade fisiológica, dias após a semeadura até os grãos alcançarem aproximadamente 15% de teor de água e o período de enchimento de grãos afetam a quantidade de perda de água pelos grãos em cultivares de milho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado