QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SORGO-DE-GUINÉ EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA EM COBERTURA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v6n02p%25pPalavras-chave:
Sorghum bicolor, vigor.Resumo
O sorgo-de-guiné gigante destaca-se como uma espécie promissora nos sistemas de rotação de culturas, nas regiões de inverno seco. Dentre os fatores que interferem na produção de suas sementes, a ação do ambiente solo, em função do seu manejo, associada à nutrição adequada da planta, principalmente de nitrogênio, pode levar à obtenção de sementes de melhor qualidade. O presente trabalho objetivou verificar os efeitos de doses de nitrogênio em cobertura na qualidade fisiológica de sementes de sorgo-de-guiné. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com cinco tratamentos de nitrogênio, aplicados em cobertura, na forma de uréia, nas doses de 0, 50, 100, 150 e 200kg/ha, e quatro repetições. As sementes de sorgo-de-guiné gigante foram avaliadas mediante testes de teor de proteína, germinação e vigor. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, análise de regressão e teste de correlação. Pelos resultados, pode-se concluir que a qualidade fisiológica de sementes de sorgo-de-guiné gigante é afetada pela aplicação de nitrogênio em cobertura e que a dose de 100kg/ha foi a que resultou em sementes de melhor qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado