QUALIDADE DE MILHO VERDE CULTIVADO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO ORGÂNICO E CONVENCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v7n03p%25pPalavras-chave:
Zea mays, qualidadeResumo
Avaliaram-se as características agronômicas e físico-químicas de milho verde cultivado em sistemas de produção orgânico e convencional. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 2, sendo quatro cultivares (AG 1051, BR 106, SWB 551 e VIVI), nos sistemas orgânico e convencional, com três repetições. As características agronômicas analisadas foram peso das espigas com palhas (PP) e despalhadas (PD), peso dos grãos (PG), peso do sabugo (PS), peso da palha (P), comprimento da espiga com palha (CE), percentual relativo de grãos (PRG), percentual relativo de palha (PRP) e percentual relativo de sabugo (PRS). Foram, ainda, analisados o teor de umidade e as características físico-químicas (pH, acidez titulável e sólidos solúveis totais) dos grãos verdes. As espigas produzidas no sistema convencional apresentaram PP, PD e PG superiores aos das espigas produzidas em sistema orgânico, para a cultivar AG 1051. O mesmo comportamento foi observado para o CE da cultivar SWB 551 e o PG da cultivar BR 106. No sistema convencional, a cultivar AG 1051 destacou-se nas características agronômicas avaliadas. Os valores médios de pH, diferentemente da acidez, foram superiores no cultivo orgânico. A cultivar SWB 551 apresentou maior percentual de sólidos solúveis entre as cultivares. Portanto, o sistema de produção influencia as principais características de qualidade do milho verde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado