EXTRATORES PARA FÓSFORO DISPONÍVEL EM LATOSSOLOS E EFICIÊNCIA DE FONTES FOSFATADAS PARA MILHO CULTIVADO EM VASO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v10n1p38-46Palavras-chave:
solos.Resumo
O ensaio foi realizado no Centro Universitário de Patos de Minas, MG, Brasil, com plantas de milho, em amostras de solos classificados como Latossolo Amarelo textura média (LAm), Latossolo Vermelho textura argilosa (LVarg) e Latossolo Vermelho textura muito argilosa (LVmarg). O delineamento utilizado foi em DBC com fatorial 3x5, solos e fontes de P e testemunha, respectivamente, em quatro blocos. Os tratamentos consistiram na aplicação de fontes minerais de P + testemunha (sem aplicação de P): Superfosfato triplo, Fosfato Natural de Gafsa, Fosfato Natural de Araxá e Termofosfato silicatado. O cultivo foi realizado em vasos de 3 dm3 de solo conduzindo quatro plantas por vaso por 35 dias, após a emergência das plântulas. Ao final, as plantas foram coletadas, separadas em raiz e parte aérea e determinados os teores de P. Em cada vaso foram determinadas as concentrações de P-disponível, extraído por Mehlich-1 e RTA. O P-disponível por Mehlich-1 apresentou baixa relação quanto aos teores de P nos solos onde foram aplicadas fontes de baixa solubilidade. Enquanto o determinado em RTA apresentou maior semelhança com o conteúdo de P nos tecidos vegetais. No cultivo em latossolo argiloso a aplicação Termofosfato apresentou maior eficiência agronômica em relação ao Superfosfato triplo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado