CARACTERES SECUNDÁRIOS RELACIONADOS À TOLERÂNCIA À SECA EM PROGÊNIES DE IRMÃOS GERMANOS INTERPOPULACIONAIS DE MILHO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v14n1p130-144Palavras-chave:
Zea mays L., ProdutividadeResumo
Os objetivos do trabalho foram estimar parâmetros genéticos visando ao melhoramento para tolerância à seca e distinguir progênies de irmãos germanos interpopulacionais de milho contrastantes ao déficit hídrico, quanto aos caracteres secundários relacionados à tolerância à seca. Avaliaram-se 150 progênies de irmãos germanos em delineamento em blocos casualizados com três repetições em Campinas e Mococa, na safrinha de 2012. Foram avaliados os florescimentos masculino (FM) e feminino (FF), intervalo entre os florescimentos (IF), altura da planta (AP) e da espiga (AE), comprimento (CE) e diâmetro da espiga (DE), número de fileira de grãos na espiga (NFG), stay green (SG), comprimento (CP) e número de ramificação do pendão (NRP), prolificidade (PROL) e massa de grãos (MG). Houve diferenças significativas entre as progênies para todos os caracteres avaliados, indicando que os cruzamentos entre as duas populações contrastantes quanto à seca produziram progênies com variabilidade genética. Obtiveram-se altos valores de herdabilidade para NFG, NRP, FM, FF, DE e AE, demonstrando a possibilidade de se obter ganhos com a seleção entre progênies. As médias de produtividade e a magnitude das estimativas dos parâmetros genéticos indicam que existe variabilidade genética para ser explorada nos próximos ciclos de seleção recorrente recíproca para tolerância à seca em progênies de milho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado